segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A DELICADESA BALANÇA A IDENTIDADE SEXUAL

Por Gretchen Vogel

CiênciaAGORA Daily News
10 de dezembro de 2009



A diferença entre homens e mulheres é menor do que se poderia pensar - pelo menos em um nível celular. Os pesquisadores descobriram que eles podem mudar células de ovário em células testiculares em ratos, desativando um gene. A descoberta oferece novas perspectivas sobre a evolução das diferenças de sexo, e isso pode ajudar os médicos a entender melhor transtornos de identidade sexual e por que algumas mulheres passam por menopausa precoce. Os cientistas sabiam que o gene responsável por mudar o destino da chamada Foxl2, Foi importante para as células do ovário. Mas as experiências com o gene tinha conduzido a resultados confusos, diz o biólogo Mathias Treier do Laboratório Europeu de Biologia Molecular em Heidelberg, Alemanha. Em ratos fêmea que faltam o gene desenvolveram ovários perfeitamente normal. Após o nascimento, no entanto, os ovários dos animais começaram a se deteriorar. Mas não estava claro o que estava acontecendo de errado.  Para saber mais, Treier e seus colegas geneticamente um rato em que eles poderiam seletivamente desligar o Foxl2 gênica em ovários de adultos. Com o gene inativo, uma mudança dramática ocorreu nos ratos do sexo feminino. Dentro de 3 semanas, os ovários estavam cheios de estruturas tubelike normalmente encontradas no tecido testicular. Após uma inspeção mais minuciosa, os pesquisadores descobriram que as células do ovário se tornou cross-dressers celular, exibindo todas as características de vários tipos de células do testículo, alguns dos quais produziram níveis de testosterona típicas de um macho adulto. (Não houve nenhum presente de esperma, no entanto.)
Foxl2Ao que parece, é parte de um caminho genético que controla a identidade das células nos ovários e testículos. Os pesquisadores descobriram que a proteína produzida pelo gene suprime a atividade de outro gene chamado Sox9, O que estimula o desenvolvimento das células testiculares. Quando Foxl2 é desligado, Sox9 é livre para assumir - e transformar as células do ovário em células do testículo, a equipe relatórios na edição de hoje do Cell. O trabalho mostra que a gônada adulto tem "plasticidade notável", diz o biólogo Andrew Sinclair, da Universidade de Melbourne, na Austrália, que não estava envolvido na pesquisa.
Durante o desenvolvimento embrionário, há vários caminhos que se reforçam mutuamente gene que manter um organismo masculino ou feminino. Na verdade, diz o biólogo Robin Lovell-Badge do MRC National Institute for Medical Research, em Londres, que trabalhou com Treier sobre o estudo, existem muitos mecanismos que mantêm a sobreposição entre os sexos em desenvolvimento em sua própria direção ", você pensaria que pelo tempo que você chegar ao adulto, tudo seria tão hard-wired você não poderia mudá-lo. " Mas o novo trabalho mostra que a idade adulta, os reforços de backup não são mais ativas, de modo que uma mudança nos níveis de uma proteína é suficiente para desencadear uma mudança dramática.
Mamíferos, peixes e aves evoluíram todas diferentes sistemas de cromossomos sexuais que determinam se um organismo é macho ou fêmea, mas o Foxl2 e Sox9 genes são conservados em todos os vertebrados. Assim Treier diz que o yin-yang equilíbrio entre os dois é provavelmente activo na manutenção do sexo em uma grande variedade de animais. Diversas espécies de peixes são conhecidos por serem capazes de mudar seu sexo na idade adulta, e Sinclair diz que os novos resultados podem explicar como isso acontece. A via também é interessante para os investigadores que estudam falência ovariana precoce, o que faz com que algumas mulheres se submeter a menopausa precoce. E ele também pode ajudar a explicar porque algumas crianças desenvolvem características sexuais que não combinam com seu sexo cromossômico.
Lovell-Badge diz que ele e seus colegas estão olhando agora para saber se um truque genético similar pode alterar células masculinas nas células do sexo feminino. Em qualquer caso, diz ele, os resultados refutar a idéia, consagrada pelos biólogos do desenvolvimento, as características femininas são uma configuração padrão que é substituído por genes do sexo masculino - um pouco da igualdade de género a nível celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário